Por Paula Moraes
A assessoria de imprensa é um recurso valioso para pequenas e médias empresas se destacarem em um cenário tão competitivo.
Atualmente, os consumidores apresentam um perfil mais crítico e consciente sobre as empresas e produtos/serviços que consomem.
Dessa forma, é imprescindível ter uma boa comunicação com seu público externo e de forma transparente. Para assim, eles terem o pleno conhecimento da essência da marca.
E com ações de assessoria de imprensa, esse trabalho é passado de forma mais assertiva. Quer conhecer mais? Então acompanhe nosso artigo.
O que é Assessoria de Imprensa?
A assessoria de imprensa é o conjunto de ações realizadas na comunicação, que podem ser feitas por uma equipe ou por um único profissional na empresa.
O trabalho da assessoria de imprensa inclui estar em constante comunicação com o público externo das empresas.
Seja com os consumidores do seu produto ou serviço, através da mídia, como na internet.
Tudo isso é pensado e articulado pelos profissionais da assessoria, são eles que fazem os contatos com os veículos de mídia, pensam no que deve ser dito e monitoram o feedback do público externo sobre as ações feitas, sejam elas positivas ou negativas.
Existem várias ações feitas por uma marca que precisam ser compartilhadas com o público consumidor. Alguns exemplos são:
- Projetos sociais;
- Lançamento de novos produtos ou serviços;
- Comunicados de alteração no horário ou local de funcionamento;
- Promoções;
- Ofertas de emprego;
- Posicionamento frente a algum ocorrido.
Como funciona uma assessoria de imprensa?
A equipe ou profissional responsável pela assessoria de imprensa de uma empresa está sempre se comunicando com o público externo.
É por meio dessas ações que sua empresa pode ficar no conhecimento do público e também aparecer nas manchetes dos principais jornais e revistas da sua região.
Para isso, é preciso estabelecer contatos com veículos de imprensa, conhecer meios de compartilhamento de informação e estabelecer formas de interação junto aos clientes.
A assessoria de imprensa pode atuar tendo um projeto pré-estabelecido ou conforme a demanda.
No primeiro caso, os especialistas planejam ações e estipulam datas para o lançamento desses conteúdos, tendo em mente os objetivos de médio e longo prazo. E, com isso, pode-se criar uma imagem sólida,admirada e respeitável.
Como encontrar a assessoria de imprensa ideal?
A assessoria de imprensa ideal, conta com profissionais capacitados e especializados no setor.
Grande parte dos assessores de imprensa são jornalistas e relações públicas. Os jornalistas têm mais aptidão e conforto com ações como produção de pautas e conteúdos. Já os relações públicas têm mais proximidade para aproximar e gerenciar a relação da empresa com a imprensa.
Além disso, é indicado que essa equipe tenha cases já realizados para te apresentar e um bom networking junto a outros profissionais de comunicação.
O melhor é procurar no mercado e avaliar quais são aquelas que podem atender às necessidades mais urgentes do seu negócio.
E uma dica: nessa busca, é mais vantajoso escolher empresas de assessoria de imprensa menores do que as maiores.
Isso porque as menores são mais capazes de oferecer atenção e visão personalizada, uma vez que as grandes possuem muitos clientes e assim, nem sempre tem o tempo disponível.
Por que investir em Assessoria de Imprensa?
A Assessoria de Imprensa traz inúmeras vantagens para o seu negócio. E o melhor, é possível ver os resultados a curto e longo prazo. Entre elas, destacamos:
#1 Construção de marca
Para pequenas e médias empresas, ou empresas novas no mercado e novas no nicho de atuação – como um fornecedor de dropshipping nacional – um dos maiores desafios é construir a sua marca.
Se tornar conhecido no mercado, estabelecer seu espaço e conquistar os primeiros clientes se faz com a divulgação da sua empresa.
O objetivo principal está em ressaltar o objetivo, a missão e os valores pré estabelecidos.
#2 Credibilidade e referência
Uma empresa com uma boa assessoria, tende a passar mais credibilidade, pois os profissionais de comunicação sabem a forma correta de passar essa imagem a seu público.
#3 Vantagem competitiva no nicho de mercado
Esse pode ser o diferencial do seu negócio. Afinal, uma comunicação eficaz com seus consumidores, atrai e fideliza mais clientes.
#4 Transparência com o público
Outra vantagem de ter uma assessoria de imprensa, trata-se da transparência entre sua empresa com o público, pois suas ações são compartilhadas.
Além de estabelecer uma relação de confiança entre sua marca com a população.
Conclusão
Independente do tamanho da sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte, ter uma assessoria de imprensa é muito importante.
Ela pode realizar várias ações, responsáveis por atrair clientes, fidelizar seu público e estabelecer a autoridade da sua marca no mercado.
A InformaMídia atua desde 2007 na área de Assessoria de Imprensa, contribuindo para oferecer maior visibilidade para as empresas.
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