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Qual o valor de uma assessoria de imprensa para pequenas e médias empresas?

Por Paula Moraes

Media Journalism Global Daily News Content Concept

A assessoria de imprensa é um recurso valioso para pequenas e médias empresas se destacarem em um cenário tão competitivo. 

Atualmente, os consumidores apresentam um perfil mais crítico e consciente sobre as empresas e produtos/serviços que consomem. 

Dessa forma, é imprescindível ter uma boa comunicação com seu público externo e de forma transparente. Para assim, eles terem o pleno conhecimento da essência da marca.

E com ações de assessoria de imprensa, esse trabalho é passado de forma mais assertiva. Quer conhecer mais? Então acompanhe nosso artigo. 

O que é Assessoria de Imprensa?

A assessoria de imprensa é o conjunto de ações realizadas na comunicação, que podem ser feitas por uma equipe ou por um único profissional na empresa.

O trabalho da assessoria de imprensa inclui estar em constante comunicação com o público externo das empresas.

Seja com os consumidores do seu produto ou serviço, através da mídia, como na internet.

Tudo isso é pensado e articulado pelos profissionais da assessoria, são eles que fazem os contatos com os veículos de mídia, pensam no que deve ser dito e monitoram o feedback do público externo sobre as ações feitas, sejam elas positivas ou negativas.

Existem várias ações feitas por uma marca que precisam ser compartilhadas com o público consumidor. Alguns exemplos são:

  • Projetos sociais;
  • Lançamento de novos produtos ou serviços;
  • Comunicados de alteração no horário ou local de funcionamento;
  • Promoções;
  • Ofertas de emprego;
  • Posicionamento frente a algum ocorrido.

Como funciona uma assessoria de imprensa?

A equipe ou profissional responsável pela assessoria de imprensa de uma empresa está sempre se comunicando com o público externo.

É por meio dessas ações que sua empresa pode ficar no conhecimento do público e também aparecer nas manchetes dos principais jornais e revistas da sua região.

Para isso, é preciso estabelecer contatos com veículos de imprensa, conhecer meios de compartilhamento de informação e estabelecer formas de interação junto aos clientes.

A assessoria de imprensa pode atuar tendo um projeto pré-estabelecido ou conforme a demanda. 

No primeiro caso, os especialistas planejam ações e estipulam datas para o lançamento desses conteúdos, tendo em mente os objetivos de médio e longo prazo. E, com isso, pode-se criar uma imagem sólida,admirada e respeitável. 


Como encontrar a assessoria de imprensa ideal?

A assessoria de imprensa ideal, conta com profissionais capacitados e especializados no setor. 

Grande parte dos assessores de imprensa são jornalistas e relações públicas. Os jornalistas têm mais aptidão e conforto com ações como produção de pautas e conteúdos. Já os relações públicas têm mais proximidade para aproximar e gerenciar a relação da empresa com a imprensa.

Além disso, é indicado que essa equipe tenha cases já realizados para te apresentar e um bom networking junto a outros profissionais de comunicação.

O melhor é procurar no mercado e avaliar quais são aquelas que podem atender às necessidades mais urgentes do seu negócio.

E uma dica: nessa busca, é mais vantajoso escolher empresas de assessoria de imprensa menores do que as maiores.

Isso porque as menores são mais capazes de oferecer atenção e visão personalizada, uma vez que as grandes possuem muitos clientes e assim, nem sempre tem o tempo disponível.

Por que investir em Assessoria de Imprensa?

A Assessoria de Imprensa traz inúmeras vantagens para o seu negócio. E o melhor, é possível ver os resultados a curto e longo prazo. Entre elas, destacamos:

#1 Construção de marca

Para pequenas e médias empresas, ou empresas novas no mercado e novas no nicho de atuação – como um fornecedor de dropshipping nacional – um dos maiores desafios é construir a sua marca. 

Se tornar conhecido no mercado, estabelecer seu espaço e conquistar os primeiros clientes  se faz com a divulgação da sua empresa.

O objetivo principal está em ressaltar o objetivo, a missão e os valores pré estabelecidos. 

#2 Credibilidade e referência

Uma empresa com uma boa assessoria, tende a passar mais credibilidade, pois os profissionais de comunicação sabem a forma correta de passar essa imagem a seu público. 

#3 Vantagem competitiva no nicho de mercado

Esse pode ser o diferencial do seu negócio. Afinal, uma comunicação eficaz com seus consumidores, atrai e fideliza mais clientes.

#4 Transparência com o público

Outra vantagem de ter uma assessoria de imprensa, trata-se da transparência entre sua empresa com o público, pois suas ações são compartilhadas.

Além de estabelecer uma relação de confiança entre sua marca com a população.

Conclusão

Independente do tamanho da sua empresa, seja ela de pequeno ou médio porte, ter uma assessoria de imprensa é muito importante. 

Ela pode realizar várias ações, responsáveis por atrair clientes, fidelizar seu público e estabelecer a autoridade da sua marca no mercado.

A InformaMídia atua desde 2007 na área de Assessoria de Imprensa, contribuindo para oferecer maior visibilidade para as empresas. 

Confira nossos serviços e entre em contato!

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