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Dúvidas frequentes

Tudo o que você precisa saber sobre Assessoria de imprensa, Mídias sociais e Marketing de conteúdo.

Assessoria de imprensa

Um serviço estratégico que caminha lado a lado ao planejamento empresarial, visando apoiar e posicionar uma marca de maneira positiva nos meios de comunicação. A assessoria de imprensa abre canais para a divulgação de assuntos do interesse de seus clientes e potenciais clientes por meio da mídia espontânea, ou seja, gratuita.

 

Identifica oportunidades e potencializa a visibilidade da empresa, tornando-a progressivamente fortalecida e lembrada quanto aos seus conceitos e valores. Contribui para a construção e solidificação de uma marca nos espaços editoriais, transmitindo credibilidade e respeito junto ao público-alvo da empresa.

Uma agência de assessoria de imprensa é composta por profissionais das áreas de jornalismo e/ou relações públicas. Estes profissionais dedicam-se a conhecer o universo do cliente e tentar cruzar suas notícias com os interesses das mídias de massa e segmentadas, fazendo um papel de ponte entre empresa e imprensa.

A assessoria de imprensa vai muito além da mera atividade de conquistar espaços na mídia. O serviço serve para orientar o cliente quanto à sua marca e posicionamento estratégico junto a seu mercado de atuação. É uma atividade de longo prazo, capaz de aumentar a visibilidade e credibilidade de uma empresa.

Sim. A assessoria de imprensa está longe do velho conceito de apenas disputar espaços na mídia. A InformaMídia ajuda seus clientes a se posicionarem corretamente no mercado, orientando sobre lançamentos de produtos, públicos-alvo e mensagens a serem transmitidas.

Sim. Qualquer empresa, independentemente de setor ou porte pode e deve ter acesso à assessoria de imprensa como forma de aumentar sua visibilidade no mercado através dos meios de comunicação. É um diferencial competitivo cada vez mais valorizado pelos consumidores.

Não. Embora seus custos sejam relativamente inferiores aos das campanhas publicitárias, é preciso salientar as diferenças entre conteúdo comercial e editorial. Diferentemente da publicidade, a assessoria de imprensa não depende da compra de espaços, mas sim de boas sugestões de pautas que possam gerar reportagens de grande conteúdo e relevância social.

Não. A assessoria de imprensa não faz milagres, ela apenas valoriza os pontos positivos de seus clientes para trabalhar seus conceitos externamente. Em relação aos pontos negativos, a InformaMídia oferece workshops de gerenciamento de crises e estimula a formação de um comitê interno para mapear vulnerabilidades e trabalhá-las proativamente.

Não. Assessoria de imprensa é uma atividade desenvolvida em conjunto entre agência e cliente. Cabe à assessoria treinar o cliente para identificar seus potenciais noticiosos para que juntos definam as estratégias e planos de ação.

A InformaMídia é uma agência séria e muito consolidada no mercado. Seu maior diferencial está na agilidade e na prestação de um serviço de alta qualidade, sempre tendo atenção de preparar o cliente para o relacionamento com a mídia. A agência oferece treinamentos gratuitos aos seus clientes no intuito de prepará-los para atender as demandas dos jornalistas e usufruir corretamente dos benefícios da relação entre empresa e imprensa.

Mídias sociais

Milhões de pessoas conversam sobre produtos e experiências todos os dias nas mídias sociais. Essa influência tende a superar os estímulos comerciais tradicionais, como a publicidade. Por isso, tem sido cada vez mais vital para o mundo dos negócios, criar uma estratégia eficiente em mídias sociais.

Antigamente, dizia-se que as mídias sociais eram apenas para empresas business to consumer. Hoje, a realidade é bem diferente. As mídias sociais são compostas por pessoas ávidas por interagir e, elas interagem tanto com as marcas B2C quanto B2B. Estar fora desse círculo é abrir mão de uma boa fatia do mercado.

Tudo depende do público-alvo da sua empresa. Há uma ampla gama de opções e identificar o perfil do seu cliente é fundamental para ter êxito nessa estratégia. Por isso, é primordial que exista um planejamento profissional na gestão de mídias sociais, produzindo conteúdos adequados a cada uma delas.

É muito comum vermos as empresas escolherem funcionários aleatoriamente para cuidar da gestão das mídias sociais. Isso pode até funcionar num curto prazo, mas certamente a empresa estará perdendo boas oportunidades de incrementar seus negócios. É preciso encarar as mídias sociais cada vez mais como parte da estratégia da empresa e não como uma simples obrigação.

O fato de sua empresa não estar presente nas mídias sociais não irá impedir que um consumidor fale mal dela. Nesse caso, certamente, será muito pior. As empresas precisam estar cada vez mais abertas para atender os consumidores nas redes sociais que, como muitos já reconhecem, tornaram-se uma extensão dos serviços de atendimento ao cliente. Criar uma estratégia e dar atendimento imediato certamente irá minimizar esses riscos e prejuízos.

As mídias sociais não podem se transformar apenas numa fonte de informações sobre a empresa, seus produtos ou serviços, onde são divulgados lançamentos e promoções. É preciso criar vínculos com os seguidores, oferecendo a eles experiências mais profundas com a marca. Fazer das mídias sociais um canal de informação verticalizada, onde a empresa só publica o que é de seu interesse é um grande erro!

De forma alguma. Em mídias sociais mais que quantidade, precisamos de qualidade. É preciso pensar posts que sejam realmente relevantes para o público da empresa e para aquela mídia em especial. Estratégia é a palavra-chave. Por isso, é preciso criar um planejamento, evitando posts aleatórios ou que não contribuem com o objetivo desejado, sem esquecer a periodicidade.

Criatividade é o principal segredo para obter sucesso nas mídias sociais. Aproveitar pequenas oportunidades, como as datas comemorativas, pode gerar engajamento com seu público. É primordial pensar em conteúdos segmentados e adequados a cada rede, tomar cuidados com os horários das postagens e criar campanhas que realmente despertem o interesse das pessoas.

Apesar das inúmeras ferramentas para monitoramento de mídias sociais, é preciso entender que os ganhos trazidos por elas, na maioria das vezes, são intangíveis – assim como quase todas as ferramentas de comunicação. Isso de forma alguma quer dizer que elas são dispensáveis ou pouco importantes. Ao elaborar as estratégias de comunicação de sua empresa, em vez de pensar em ROI (Return on Investiment), o empresário precisa trabalhar com o conceito de BOI (Benefit on Investment), que tem a ver com os ganhos intangíveis e de longo prazo.

Marketing de conteúdo

Essa ferramenta do marketing consiste no compartilhamento de conteúdos de qualidade direcionados a um público específico. A personalização age como uma espécie de imã, atraindo pessoas que estão à procura do que a sua empresa tem para oferecer. Em geral, custa bem menos que o marketing comum, o chamado outbound marketing, e não tem aquela cara tradicional de “propaganda”. Por isso mesmo, tem um potencial imenso na geração e conversão de leads.

Sim! Cada dia mais as pessoas estão buscando na internet as referências necessárias antes da tomada de uma decisão. Antes de ir ao um ponto de venda ou mesmo realizar uma compra pela internet, o consumidor busca informações relevantes na rede e, essa é uma hora determinante para apresentar os conteúdos da sua marca.

Quando a sua empresa produz conteúdo de qualidade, ela automaticamente melhora seu posicionamento nos rankings de buscas de maneira orgânica, ou seja, sem que se pague por isso. Quanto mais conteúdo relevante sua empresa postar, mais chances de ficar bem posicionada na chamada estratégia de SEO.

O blog é a página onde a empresa deve concentrar boa parte do conteúdo produzido. Pesquisas mostram que uma empresa com blog ativo gera muito mais leads. Ele demonstra a preocupação da marca em oferecer informações relevantes ao seu público, que vão muito além de um produto ou serviço.

Os infográficos caíram nas graças do público porque trazem muita informação, de um modo simples, bonito, fácil de ler e de compartilhar. Geralmente, eles apresentam dados bastante relevantes sobre determinado setor, o que facilita a tomada de decisão por parte do consumidor e auxilia o seu processo de busca por conteúdo.

Landing pages são páginas de entrada na internet. Uma empresa pode ter quantas landing pages quiser, desde que haja uma estratégia para isso. Essas páginas têm um foco único, que é captar leads. Seu maior objetivo é oferecer um conteúdo relevante em troca dos contatos do usuário. É desta forma que são formados os mailings para envio de e-mails marketing e demais ações de relacionamento com o lead potencial.

Uma imagem vale mais que mil palavras. A frase é clichê, mas nunca refletiu tanto a verdade. As pessoas amam vídeos! No entanto, é preciso se atentar à qualidade dos filmes veiculados em nome da sua empresa. É preciso traçar boas estratégias que envolvam a produção desses materiais.

Os e-books são materiais um pouco mais aprofundados sobre determinado tema, contribuindo significativamente para o processo de conhecimento do seu potencial cliente sobre seus produtos e/ou serviços. É uma maneira de criar conteúdos relevantes para captar leads por meio das landing pages.