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Marketing de relacionamento: o que é e por que tão importante?

Por Paula Moraes

Manter um bom relacionamento com clientes é um fator primordial para qualquer empreendedor.

Isso faz com que a importância de aderir ao marketing seja cada vez mais procurada por esses empresários.

De antemão, o marketing de relacionamento é uma estratégia do marketing com foco em promover a fidelização com os clientes.

Assim, a empresa proporciona benefícios com a garantia de satisfazer seus consumidores.

Continue a leitura para entender o que é marketing de relacionamento e por qual motivo ele é uma estratégia tão importante.

Vamos lá?

O que é Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento, nada mais é do que um conjunto de estratégias e ações, capazes de aproximar as marcas dos consumidores, tendo como resposta uma relação positiva entre ambos.

Contudo, o objetivo principal dessa estratégia é simplesmente fidelizar e conquistar clientes.

Fazendo com que se tornem os maiores divulgadores da marca.

Por esse motivo, o marketing de relacionamento é muito utilizado por quem tem o desejo de ser referência no mercado em que atua.

Como funciona o Marketing de Relacionamento

Criar um plano de marketing de relacionamento não é tão simples quanto parece.

É necessário que a empresa esteja amparada por um sistema de atendimento e de assessoria de imprensa que cative os clientes, promovendo a venda do produto ou serviço.

Para que essa estratégia dê certo, é preciso a utilização de todos os meios que possibilitem o relacionamento direto com o público, como exemplo, redes sociais, e-mail marketing, promoções, marketing de conteúdo, etc.

O importante é que a empresa busque experiências personalizadas.

Alguns pontos são úteis para um bom funcionamento do marketing de conteúdo.

  • Ajuste na cultura da empresa;
  • Identificação dos clientes mais importantes;
  • Definição de benefícios para clientes com maior engajamento;
  • Investimentos certos no marketing.

Vantagens do Marketing de Relacionamento

Quando as estratégias são utilizadas de maneira correta, a organização e o cliente saem ganhando. 

Antes de entender quais as vantagens de usar esse método, é importante saber a diferença entre okr e kpi.

A grosso modo, o okr define os critérios de sucessos mensuráveis para a empresa dentro de um período de tempo.

Por outro lado, o kpi são indicadores que auxiliam na hora de medir a empresa, é a chave para uma boa performance.

O marketing de relacionamento busca criar relações fiéis com os clientes. Portanto, 5 vantagens merecem destaque.

São elas:

  1. Aumento das compras;
  2. Custos mais baixos;
  3. Publicidade gratuita através do tradicional “boca a boca”;
  4. Clientes fidelizados;
  5. Atendimentos personalizados.

Lembre-se a empresa precisa de projetos que identifiquem os clientes criando relacionamentos favoráveis para os dois lados.

Por que o Marketing de Relacionamento é importante

Sua importância se dá pelo vínculo afetivo criado com clientes.

Isso possibilita a marca conquistar mais pessoas que certamente, irão aderir cada vez mais ao produto ou serviço oferecido.

Os empreendedores podem e devem investir em um curso de power bi, para conseguir criar relatórios simples e visuais para a empresa.

Facilitando a consolidação de informações, tornando tudo mais prático.

Como dito anteriormente, clientes fidelizados fazem a propaganda gratuita da empresa, o conhecido boca a boca.

Com a proliferação de aspectos positivos da marca, é natural que ela ganhe autoridade no campo de atuação. 

Ações de Marketing de Relacionamento

Quando o assunto é relacionado às ações de marketing, diversos programas são gerados. Porém, é preciso ter cuidado para que não sejam pontuais e sim constantes.

Para te ajudar, separamos 4 dessas ações.

Entenda: 

#1 Bom atendimento

Proporcionar ao cliente um bom atendimento, é o mesmo que oferecer os melhores serviços, antes, durante e após a compra.

Esse ato, garante satisfação em todos os momentos.

#2 Programas de Fidelidade

Essa estratégia de relacionamento, visa recompensar os clientes por ter efetuado uma compra com frequência.

Pode ser adotado como um cartão fidelidade ou ainda algo mais grandioso como o programa de milhas oferecido pelas companhias aéreas.

#3 Interações nas mídias sociais

Conteúdos interativos convidam os leitores para participar com opiniões, ideias, comentários ou tudo que venha favorecer de forma positiva a empresa nas mídias sociais.

É uma maneira simples de fazer com que esses clientes se sintam próximos e parte da instituição.

#4 E-mail Marketing

É uma das maneiras mais comuns de manter um relacionamento com clientes, gerando resultados em vendas e melhorando o engajamento.

Desse modo, é possível enviar mensagens de acordo com o perfil de cada pessoa no funil de vendas.

Ademais, desenvolver um bom relacionamento com o cliente através de ações de marketing de relacionamento, vem crescendo muito e provando que vale a pena incentivar e ser leal aos seus consumidores.

Busque sempre apresentar ideias rápidas e diretas, e utilize esses canais de maneira certeira.

Agora que conheceu o marketing de relacionamento, que tal encaminhar esse conteúdo para seus contatos e deixar todos bem informados?

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