Por Paula Moraes
A área do marketing, por si só, já envolve criatividade e novas ideias.
Entretanto, a rotina dentro das empresas nem sempre permite que a inovação impere e o setor pode ficar preso a fazer mais do mesmo.
Isso pode mudar com abordagem do Design Thinking. E ele pode ajudar o empreendedor a exercitar a mente.
Essa forma de pensar pode gerar resultados incríveis, se você estiver disposto a abrir a mente para a inovação.
Vamos lá?
O que é o Design Thinking?
O design thinking se caracteriza como uma forma diferente de pensar.
A abordagem começa pelo conceito de “pensar fora da caixa”, mas vai além.
Na teoria, design thinking é utilizar o pensamento estratégico de um designer na criação de soluções inovadoras, independente da área de atuação.
Na prática, esse conceito é aplicado dentro das empresas pensando na experiência do cliente, visualizando possíveis problemas e provocando maneiras criativas de resolvê-los.
Entretanto, o design thinking não é uma fórmula para resolver problemas, até porque isso iria contra a própria criatividade proposta pela ideia.
Mas sim, uma maneira de pensar, que ajuda as pessoas a ter insights criativos para solucionar problemas.
Fases de implementação do Design Thinking
Bom, mas se o design thinking não é uma fórmula estática, como aplicá-lo?
Existem algumas fases de implementação que podem ser seguidas, mas o mais importante é manter a mente aberta para soluções que podem vir de diferentes lados.
E, muitas vezes, de onde você menos espera!
#1 Imersão
Para explicar essa fase, vamos imaginar a seguinte situação: seus colaboradores costumam se ausentar com frequência devido a problemas com imunidade baixa.
E, em vez de entender a causa e tentar resolver, você apenas sofre com as consequências dessas ausências.
Uma solução criativa para essa ideia seria incentivá-los a buscar hábitos mais saudáveis.
Como a realização de exercícios físicos, a elaboração de campanhas para lembrá-los de beber água regularmente etc.
No design thinking a fase de imersão consiste justamente em olhar para o problema como um todo e analisar todas as frentes que o influenciam.
Então mãos à obra: analise a opinião dos seus colaboradores, realize a análise SWOT do seu negócio e vá mapeando tudo ao redor do problema em questão.
#2 Ideação
A ideação é um grande brainstorming.
Todos os setores devem estar envolvidos nessa fase, pois o design thinking valoriza a comunicação fluida entre as equipes.
Diferentes pontos de vista podem ajudar a enxergar o problema de forma inovadora e gerar insights valiosos.
#3 Definição e Desenvolvimento
Este é o momento de selecionar as melhores ideias, fazer testes, criar protótipos de produtos e serviços e, finalmente, implementar.
Reduzir as chances de erros e antecipar possíveis falhas é importante e faz parte do processo.
Além disso, não deixe de realizar o acompanhamento após a implementação de ideias, tarefas e produtos com feedback de colaboradores, clientes e fornecedores.
Como o Design Thinking pode ajudar no marketing?
O design thinking pode ser trabalhado em diversas áreas, inclusive no marketing.
Afinal, um dos principais objetivos do marketing é agregar valor à marca e satisfazer os desejos do consumidor.
Estratégias como a utilização de mapas mentais, por exemplo, são grandes aliadas do design thinking e contribuem na compreensão da experiência do cliente.
3 aplicações do Design Thinking com Marketing:
Confira como o design thinking pode ser aplicado na prática diária do setor de marketing:
#1 Produção de Conteúdo
Pensar a produção do conteúdo a partir do design thinking começa já nas referências utilizadas.
Não tenha medo de enriquecê-las. Isso ajuda a pensar em ideias que fogem do convencional.
Leve em consideração, também, a experiência do leitor ao ler aquele conteúdo e escreva de forma criativa, sempre colocando a experiência visual e sensorial como prioridade.
Avalie também em produzir conteúdos que estão sendo ditos ou em campanhas de branding para aparecer na mídia.
#2 Branding
Aplicar o design Thinking dentro da área de branding envolve colocar as dores do cliente como questão central ao buscar o crescimento da sua marca.
O design thinking pode ajudar a criar uma linha visual de resolução de problemas, sempre levando em conta a comunicação entre as partes e o feedback dos envolvidos.
#3 Novos produtos e serviços
Será que os seus produtos e serviços realmente satisfazem todas as necessidades do cliente?
O quanto você está disposto a ouvir críticas em relação aos seus produtos e serviços, e alterá-los conforme as reais necessidades dos seus clientes?
Manter a cabeça aberta, e mais do que isso, incentivar que todos os envolvidos opinem sobre o que você oferece é parte do design thinking.
Não tenha medo de usar essa abordagem para fazer produtos e serviços mais assertivos.
A própria entrega de brindes para clientes e colaboradores pode ser pensada de acordo com o design thinking.
Tenha empatia e se coloque no lugar de quem vai receber aquele produto.
Atitudes como essa permitem que você melhore a percepção dos seus clientes sobre a sua marca, desenvolva o seu branding e faça investimentos que dão retorno.
Conclusão
O design thinking e o marketing estão diretamente ligados e não poderia ser diferente.
A técnica, afinal, é sobre pensar e resolver problemas de forma estratégica e de maneira global, valorizando diferentes opiniões.
Utilizar o design thinking, seja na gestão de uma empresa, seja na simples escolha de um brinde para os seus colaboradores pode – e deve – ser pensado.
E esse pensamento tem que ser de maneira inovadora a fim de resolver problemas e dar um passo rumo ao fortalecimento da sua marca.
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