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5G no marketing digital: qual o seu impacto?

5G connection technology background with man using futuristic virtual screen digital remix

Por Paula Moraes

Depois de tanto se especular, a quinta geração da telefonia móvel chegou no Brasil. 

Embora muitos brasileiros ainda não tenham contato com a tecnologia, ela já está revolucionando o mercado digital. 

Diversas pessoas julgam que a chegada do 5G não impacta em nenhum setor do Brasil, mas é muito pelo contrário. 

A rede móvel consegue afetar diretamente os setores da tecnologia.

Podemos utilizar o marketing digital como exemplo, já que ele é um dos setores mais afetados pela novidade. 

Isso porque o 5G irá mudar como as pessoas consomem determinados conteúdos. 

Quer saber como o 5G afeta o marketing digital no Brasil? 

Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!

O que é internet 5G?

A quinta geração das redes móveis, mais conhecida como 5G, é a nova tecnologia que promete revolucionar diversos setores do mundo. 

A novidade é sucessora do famoso 4G, e foi implantada no Brasil recentemente. 

Por isso, não são todas as operadoras de telecomunicações que estão a disponibilizando. 

O 5G foi desenvolvido para conseguir otimizar o crescente volume de dados que são trocados diariamente através de dispositivos móveis. 

Com o 5G, os usuários podem desfrutar de uma velocidade de conexão de alto padrão.

Além de ter maior transferência de dados e ainda manter uma conexão estável simultânea com outros usuários. 

Como a chegada do 5G deve impactar o marketing digital

Com a chegada do 5G no Brasil, as empresas podem explorar de maneira mais otimizada novas formas de comunicação com o público.

Por conta da sua velocidade, as empresas que utilizam o marketing digital poderão realizar lives, publicidades e streamings sem perder a qualidade. 

A realidade virtual está sendo um dos fatores mais esperados com a chegada do 5G. 

Isso porque, a quinta geração móvel poderá otimizar a integração dos usuários nesse novo mundo. 

Com o 5G, os utilizadores do marketing digital terão mais precisão em seu trabalho. 

Além de que poderão produzir conteúdos personalizados e interativos para seu público alvo.

Pontos positivos do 5G no marketing digital

O ponto principal do 5G no marketing digital é como ele proporcionará às marcas formas otimizadas de trabalharem com o público. 

Com a quinta geração móvel, as marcas poderão produzir conteúdos de alta qualidade sem interferir na experiência do usuário. 

Além disso, com a implementação do 5G, as marcas também poderão realizar suas publicidades em ambientes inovadores.

Como, por exemplo, realidade aumentada. 

O 5G também será muito benéfico à coleta de dados virtuais e até mesmo de sistemas para lojas.

Já que com sua velocidade poderá captar bilhões de informações simultaneamente. 

5G proporciona mais agilidade e integração no marketing digital

Com o 5G, será possível realizar uma integração maior da população mundial no marketing digital. 

Desta forma, será mais fácil conhecer o público alvo das empresas, podendo implementar estratégias certeiras do marketing digital. 

Um marketing digital personalizado é ideal para a captação de clientes, já que torna o usuário mais integrado às estratégias. 

Por exemplo, com a chegada do 5G, será possível saber o perfil do seu cliente detalhadamente.

Desta forma, você poderá proporcionar conteúdos personalizados para o mesmo. 


Quando falamos “conteúdos personalizados”, estamos nos referindo a brindes personalizados em primeiras compras, e-mails personalizados em datas comemorativas e outros.

Tudo isso para tornar seu cliente fiel à marca.

A nova tecnologia poderá tornar o marketing digital muito mais integrado do que antes, já que terá uma coleta de dados muito mais precisa. 

Veja também: 5 estratégias de marketing para assessoria de imprensa.

Papel das martechs e adtechs 

A martech (Marketing Technology) é muito utilizada em startups ou em soluções que utilizam o marketing digital. 


Especialistas explicam que a ideia do martech é impactar positivamente os indicadores de marketing que estejam relacionados à receita, satisfação do cliente ou até mesmo produtividade da equipe. 


A martech pode ser aplicada através de ferramentas de automação de marketing e vendas, e-mail marketing, geomarketing, CRM (Customer Relationship), pesquisa de mercado e outros. 


Já o adtech (Advertising Technology) é utilizado por startups e serviços que direcionam a tecnologia para produzir conteúdo com mais inteligência.


Por andarem juntas, o adtech é considerado uma ‘subsidiária’ da martech. 

No entanto, o conceito das duas se diferem. 

O adtech é utilizado, especificamente, em atividades relacionadas a mídia e comunicação.

Portanto, são muito vistas em setores de gestão, análise, compra e venda de espaços publicitários on e off. 

Principais desafios e oportunidades do 5G no marketing digital

Embora o 5G tenha trazido diversos benefícios para o marketing digital, ainda existem obstáculos a serem superados pela tecnologia. 


Com a quinta geração da tecnologia móvel, as empresas que trabalham com o marketing digital poderão obter um melhor desempenho em processos de inteligência artificial, machine learning ou sistemas remotos. 


Além disso, a tecnologia também proporcionará uma personalização de conteúdo para empresas.

De fato, isso será o que mais auxiliará as empresas a maximizarem seus resultados. 


No entanto, nem tudo são flores. 

O 5G também terá que quebrar barreiras sociais robustas, o que é um grande problema no Brasil. 


Não serão todas as pessoas que poderão desfrutar dessa personalização de conteúdo, já que não são todos os lugares que receberam antenas da nova tecnologia


A nova tecnologia não é acessível a todos, principalmente devido ao seu valor.

Deste modo, pode demorar um pouco a integralização nesse novo meio. 

Conclusão

Durante o artigo, vimos que a nova tecnologia móvel será muito benéfica às empresas ao redor do mundo. 


No entanto, não serão todas as pessoas que poderão desfrutar de sua personalização e velocidade. 


O mundo anda mais rápido do que se imagina, por isso, as empresas que trabalham de marketing digital já devem se adequar a nova tecnologia.


Com o 5G, ficará muito mais fácil conhecer o público que está integrado nas mídias sociais


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