Por Paula Moraes
Você sabe quais são as tendências de marketing para 2023?
É importante começar a se preparar, afinal entendemos que esse mundo do marketing muda rapidamente.
A todo tempo surgem novos formatos de conteúdo, ferramentas e redes sociais.
Acompanhar as tendências nem sempre é fácil, e pensando nisso, selecionamos aqueles que acreditamos ser superimportantes para o marketing digital em 2023.
Ficou curioso?
Continue a leitura e conheça!
Expectativas e projeções das tendências de marketing digital
Uma das expectativas para o marketing digital em 2023, fica por conta da migração dos usuários para comunidades menores.
Muitas marcas já estão de olho nas comunidades em que o nicho de atuação segue as suas ações de marketing digital.
Todas essas projeções e expectativas se desenvolvem com base na necessidade de inovação por parte das pessoas.
Por fim, se relacionam diretamente com os consumidores e as ofertas de mercado que ganham cada vez mais força.
8 tendências de marketing digital para 2023
#1 Data marketing
As ações de marketing digital não podem mais serem feitas com achismos, elas demandam certeza.
Isso porque os dados estão sendo cada vez mais responsáveis por guiar campanhas de marketing, consequentemente ajudando as marcas na hora de realizar ações assertivas.
Para 2023 os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados.
Isso que disse que a coleta de dados é uma enorme tendência de marketing digital para o próximo ano.
#2 Realidade virtual e realidade aumentada
Mesmo que aparentam ser a mesma coisa,são tecnologias diferentes e prontas para causar impacto mundial no próximo ano.
A realidade aumentada projeta informações no mundo real, como imagens, gráficos, personagens, textos, e filtros do instagram.
Por outro lado, a realidade virtual substitui aquilo que você está vendo por conteúdos totalmente virtuais, sendo uma tecnologia comum em jogos, cenários e pontos turísticos.
#3 Conteúdos em vídeos
Uma boa maneira para criar conteúdos atrativos de qualidade se dá pelo investimento nas produções de vídeo.
Plataformas como YouTube, Instagram, Tik Tok e até o LinkedIn, estão priorizando a entrega de vídeos aos seus usuários, tudo para captar a atenção desse público.
Por ser dinâmico, permite que a marca use a diversidade e a criatividade.
Publicando conteúdos educativos, motivacionais, apresentar produtos da marca, realizar entrevistas com especialistas, curiosidades e demais temas que causaram o interesse do cliente.
E percebe-se que há um aumento no consumo de vídeos desde o tempo da pandemia.
#4 Vários canais de pagamentos
Como o marketing e as vendas on-line estão se tornando cada vez mais automatizados, muitos processos de venda estão sendo utilizados.
Nesse caso, o crm de vendas pode ser valioso para gerir e organizar as vendas físicas, loja online e provenientes das redes sociais.
Outro aplicativo que também anunciou pagamentos dentro da plataforma foi o WhatsApp, impactando fortemente os demais aplicativos de venda.
Além disso, Facebook e Instagram também divulgaram que vão aceitar pagamentos em suas redes sociais sem a necessidade de um site.
#5 Marketing de influência
Já é algo que existe a muito tempo, pode ser aprimorado com o marketing de relacionamento, contudo demanda tempo para ser feito.
Afinal, os influenciadores de uma marca deixaram de ser apenas divulgadores, se tornando reais embaixadores da empresa.
É essencial fechar parceria e contar com embaixadores que tenham valores que farão sentido para a sua marca.
Crie parcerias estratégicas com micro influenciadores e grandes influenciadores.
Aproveite para enviar os brindes personalizados dessa parceria para os consumidores mais engajados.
#6 Experiências híbridas
Algumas mudanças vieram para ficar, entre elas as experiências híbridas, onde o funcionário mescla suas experiências on e off-line.
Um estudo realizado pela Deloitte mostrou que 75% dos executivos do mundo devem investir em experiências híbridas nos próximos anos.
Tudo com base na motivação de possibilidade de inovação, conexão, clientes e inclusão.
#7 Marketing responsivo
É uma abordagem de marketing digital da qual se concentra na inclusão de elementos dos design responsivos na criação de sites, conteúdos de mídias sociais e anúncios digitais.
Além de lojas de comércio eletrônico e demais ativos de marketing.
O marketing responsivo busca otimizar esforços para todos os canais digitais, garantindo que todo conteúdo seja acessível através dos dispositivos eletrônicos e plataformas.
#8 Uso de inteligência artificial
Seu uso serve para automatizar processos, melhorar a experiência dos clientes e personalizar ofertas.
Não é atoa que a inteligência artificial ganha cada vez mais espaço, podendo se tornar ainda mais relevante em 2023.
Empresas que ainda não utilizam essa tecnologia devem começar a pensar em como a implementação pode acontecer.
Tenha em mente que as oportunidades são enormes, indo do atendimento ao cliente com chatbots a uma otimização de processos através do machine learning.
Mais do que conhecer e estar por dentro das tendências de marketing para 2023, é fundamental saber como incluí-las ao perfil da sua empresa.
E ainda, quais objetivos sua marca deseja alcançar.
Ademais, além de muita criatividade indica-se a produção de conteúdos relevantes e atuais, proporcionando um perfil cada vez mais completo junto a entrega de materiais de qualidade.
Que tal aproveitar esse momento de conhecimento e se preparar ainda mais para 2023?
Nossa dica é para você conhecer o marketing 5.0 e como aplicá-lo. Demais não é mesmo?