
Por Paula Moraes
Depois de tanto se especular, a quinta geração da telefonia móvel chegou no Brasil.
Embora muitos brasileiros ainda não tenham contato com a tecnologia, ela já está revolucionando o mercado digital.
Diversas pessoas julgam que a chegada do 5G não impacta em nenhum setor do Brasil, mas é muito pelo contrário.
A rede móvel consegue afetar diretamente os setores da tecnologia.
Podemos utilizar o marketing digital como exemplo, já que ele é um dos setores mais afetados pela novidade.
Isso porque o 5G irá mudar como as pessoas consomem determinados conteúdos.
Quer saber como o 5G afeta o marketing digital no Brasil?
Continue conosco e saiba mais sobre o assunto!
O que é internet 5G?
A quinta geração das redes móveis, mais conhecida como 5G, é a nova tecnologia que promete revolucionar diversos setores do mundo.
A novidade é sucessora do famoso 4G, e foi implantada no Brasil recentemente.
Por isso, não são todas as operadoras de telecomunicações que estão a disponibilizando.
O 5G foi desenvolvido para conseguir otimizar o crescente volume de dados que são trocados diariamente através de dispositivos móveis.
Com o 5G, os usuários podem desfrutar de uma velocidade de conexão de alto padrão.
Além de ter maior transferência de dados e ainda manter uma conexão estável simultânea com outros usuários.
Como a chegada do 5G deve impactar o marketing digital
Com a chegada do 5G no Brasil, as empresas podem explorar de maneira mais otimizada novas formas de comunicação com o público.
Por conta da sua velocidade, as empresas que utilizam o marketing digital poderão realizar lives, publicidades e streamings sem perder a qualidade.
A realidade virtual está sendo um dos fatores mais esperados com a chegada do 5G.
Isso porque, a quinta geração móvel poderá otimizar a integração dos usuários nesse novo mundo.
Com o 5G, os utilizadores do marketing digital terão mais precisão em seu trabalho.
Além de que poderão produzir conteúdos personalizados e interativos para seu público alvo.
Pontos positivos do 5G no marketing digital
O ponto principal do 5G no marketing digital é como ele proporcionará às marcas formas otimizadas de trabalharem com o público.
Com a quinta geração móvel, as marcas poderão produzir conteúdos de alta qualidade sem interferir na experiência do usuário.
Além disso, com a implementação do 5G, as marcas também poderão realizar suas publicidades em ambientes inovadores.
Como, por exemplo, realidade aumentada.
O 5G também será muito benéfico à coleta de dados virtuais e até mesmo de sistemas para lojas.
Já que com sua velocidade poderá captar bilhões de informações simultaneamente.
5G proporciona mais agilidade e integração no marketing digital
Com o 5G, será possível realizar uma integração maior da população mundial no marketing digital.
Desta forma, será mais fácil conhecer o público alvo das empresas, podendo implementar estratégias certeiras do marketing digital.
Um marketing digital personalizado é ideal para a captação de clientes, já que torna o usuário mais integrado às estratégias.
Por exemplo, com a chegada do 5G, será possível saber o perfil do seu cliente detalhadamente.
Desta forma, você poderá proporcionar conteúdos personalizados para o mesmo.
Quando falamos “conteúdos personalizados”, estamos nos referindo a brindes personalizados em primeiras compras, e-mails personalizados em datas comemorativas e outros.
Tudo isso para tornar seu cliente fiel à marca.
A nova tecnologia poderá tornar o marketing digital muito mais integrado do que antes, já que terá uma coleta de dados muito mais precisa.
Veja também: 5 estratégias de marketing para assessoria de imprensa.
Papel das martechs e adtechs
A martech (Marketing Technology) é muito utilizada em startups ou em soluções que utilizam o marketing digital.
Especialistas explicam que a ideia do martech é impactar positivamente os indicadores de marketing que estejam relacionados à receita, satisfação do cliente ou até mesmo produtividade da equipe.
A martech pode ser aplicada através de ferramentas de automação de marketing e vendas, e-mail marketing, geomarketing, CRM (Customer Relationship), pesquisa de mercado e outros.
Já o adtech (Advertising Technology) é utilizado por startups e serviços que direcionam a tecnologia para produzir conteúdo com mais inteligência.
Por andarem juntas, o adtech é considerado uma ‘subsidiária’ da martech.
No entanto, o conceito das duas se diferem.
O adtech é utilizado, especificamente, em atividades relacionadas a mídia e comunicação.
Portanto, são muito vistas em setores de gestão, análise, compra e venda de espaços publicitários on e off.
Principais desafios e oportunidades do 5G no marketing digital
Embora o 5G tenha trazido diversos benefícios para o marketing digital, ainda existem obstáculos a serem superados pela tecnologia.
Com a quinta geração da tecnologia móvel, as empresas que trabalham com o marketing digital poderão obter um melhor desempenho em processos de inteligência artificial, machine learning ou sistemas remotos.
Além disso, a tecnologia também proporcionará uma personalização de conteúdo para empresas.
De fato, isso será o que mais auxiliará as empresas a maximizarem seus resultados.
No entanto, nem tudo são flores.
O 5G também terá que quebrar barreiras sociais robustas, o que é um grande problema no Brasil.
Não serão todas as pessoas que poderão desfrutar dessa personalização de conteúdo, já que não são todos os lugares que receberam antenas da nova tecnologia.
A nova tecnologia não é acessível a todos, principalmente devido ao seu valor.
Deste modo, pode demorar um pouco a integralização nesse novo meio.
Conclusão
Durante o artigo, vimos que a nova tecnologia móvel será muito benéfica às empresas ao redor do mundo.
No entanto, não serão todas as pessoas que poderão desfrutar de sua personalização e velocidade.
O mundo anda mais rápido do que se imagina, por isso, as empresas que trabalham de marketing digital já devem se adequar a nova tecnologia.
Com o 5G, ficará muito mais fácil conhecer o público que está integrado nas mídias sociais.
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