Por Paula Moraes
O Google é o maior e mais conhecido site de buscas. Segundo pesquisa da NetMarketShare, ele domina 94% de todo tráfego da internet – tanto que a maioria das pessoas recorre a esse buscador na hora de procurar por produtos ou serviços.
E por saberem que existe muita demanda por usuários cada vez mais atentos a pesquisas, cada vez mais empreendedores exercitam a mente para posicionarem suas empresas nessa plataforma.
Algumas ferramentas do Google são bastante conhecidas e propagadas, como é o caso do Google Analytics, mas outras não tão exploradas são também bastante relevantes para o sucesso do seu negócio.
O Google Meu Negócio é um exemplo disso. Quer saber mais sobre como potencializar a sua visibilidade na internet com essa ferramenta? Então acompanhe o nosso artigo!
Google Meu Negócio: o que é?
O Google Meu Negócio, em inglês Google My Business, é uma plataforma criada pelo Google e disponibilizada para empreendedores com o objetivo de divulgar o seu negócio de forma gratuita.
Com isso, aumenta as chances do seu negócio aparecer nos resultados orgânicos da Rede de Pesquisa do Google e também no Google Maps.
O Google Meu Negócio é um importante recurso em especial para as pequenas empresas, e também serve para diversos segmentos.
Claro que as grandes empresas, também se utilizam desse recurso, mas em relação à concorrência natural, elas por si só já têm uma relevância maior.
Essa ferramenta propicia que os empreendedores informem diretamente o consumidor os dados mais importantes do seu negócio, entre eles: endereço, telefone para contato, horário de funcionamento, horário de pico do estabelecimento, notas dos consumidores sobre o produto/serviço, perguntas frequentes e respostas, eventos que acontecerão, promoções e outros.
Como funciona o Google Meu Negócio?
Conforme mencionado anteriormente, as organizações de qualquer tamanho e nicho podem se inscrever no Google Meu Negócio. Nesse sentido, podemos olhar para isso como um instrumento que totaliza e incorpora todos os mais diversos dados.
De qualquer maneira, o Google apenas oferecerá ao cliente os resultados que geralmente são pertinentes para o usuário que está procurando determinada informação.
Além disso, assim, o algoritmo do Google buscará a informação certa para oferecer aos indivíduos que a procuram, e para isso seguirá alguns padrões.
Portanto, independentemente de sua empresa estar registrada ou não no Google Meu Negócio, isso não significa que em cada pesquisa ela aparecerá na primeira página.
Para exemplificar, se um cliente digitar “melhores bares de São Paulo”, o Google Meu Negócio será acionado para listar os aplicáveis, bem conhecidos e próximos à área dos indivíduos que buscam informações.
Ou seja, certamente dados de outros Estados não serão apresentados. Dessa forma, se seu bar estiver listado no Google Meu Negócio mas alocado no Rio de Janeiro, por exemplo, ele não aparecerá nos resultados dessa pesquisa.
Ainda assim, se a sua empresa preencher os requisitos, mesmo sendo um pequeno negócio, ele será entregue ao usuário e terá um peso de qualidade na tomada de decisão desse potencial consumidor.
Por que investir no Google Meu Negócio?
Com o Google Meu Negócio é possível de forma gratuita ampliar a visibilidade da sua empresa no meio digital.
Mas além disso, que por si só já é um grande ganho nas ações de marketing digital, há também pontos específicos que auxiliam com poderosos resultados.
#1 Confiabilidade
Empresas que verificam as informações do Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores.
Já está claro para os usuários que os resultados trazidos pelo Google na primeira página e nas primeiras posições são os melhores.
Isso funciona tanto para pesquisas de conteúdos, quanto de produtos. Então, ao apontar uma empresa pelo Google, a probabilidade do usuário confiar é grande.
#2 Aumento nos cliques
Segundo dados do próprio Google, as empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques para acessar o site do que as que não adicionam.
Essas imagens fortalecem a ideia de um buscador para aquele determinado ambiente. Por exemplo, ainda na questão de bar, se o usuário busca algo mais formal e elegante e o seu estabelecimento tenha fotos que mostram que esse é o perfil, aquele usuário terá mais clareza e irá ao seu bar.
#3 Interação
A interação se dá pelo fato dos usuários poderem postar comentários e avaliações. Isso então permite que o usuário exponha qual foi a sua experiência com a marca.
Com isso, além de outras pessoas saberem como o serviço ou produto é visto, a própria marca pode gerar esse insight também.
Assim, é possível compreender efetivamente quais são os maiores pontos de melhoria e efetivamente consertá-los.
#4 Fácil acesso as métricas
A plataforma permite que os donos do negócio acessem as seguintes informações:
- como os clientes pesquisam a empresa e de onde eles são;
- quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa usando o telefone exibido na conta;
- quantos pedidos de rota foram feitos;
- quantos cliques o site teve.
- como se comportam depois que encontram sua ficha
Dessa forma, é possível identificar exemplos de oks disponíveis e assim, escolher qual será de parâmetro para análise das métricas e identificação do sucesso da estratégia.
Como ter destaque com o Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio permite que sua empresa fique visível e propicia um maior alcance da sua marca. Dessa forma, de uma maneira orgânica é possível conquistar novos clientes. Com um bom atendimento, é até possível fidelizar esse cliente.
Mas, devemos lembrar que os algoritmos do Google se atualizam constantemente, e portanto é preciso também se atualizar na ferramenta para não perder o destaque já conquistado.
Para isso, preencha 100% da sua ficha e atualize os dados com frequência. Aqui ressaltamos, atualize as fotos caso seu estabelecimento passe por alguma reforma e promova novos produtos ou serviços que serão ofertados pela empresa.
Também informamos anteriormente que existe uma interação com o usuário, então trabalhe o engajamento com esse usuário, respondendo os elogios e também as reclamações.
Outro ponto importante para instigar a curiosidade dos usuários é por meio da inserção de fotos e informações de promoção e novidades.
E também, propicie e incentive os consumidores a responderem as avaliações do Google Meu Negócio. Ela tem um peso grande na classificação da empresa no ranking, principalmente pelo fato do Google sempre querer oferecer o melhor para o usuário.
Então, vale a pena criar ações que incentivem essa prática. Com mais avaliações positivas, é mais fácil se posicionar na primeira página.
Conclusão
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que inovou na forma de apresentar e reconhecer as empresas. Independente do quão lucrativo ela é, seu tamanho ou nicho de atuação, todos os empreendedores podem democraticamente listarem seus negócios nesse recurso.
Porém, tão importante quando inserir seu negócio na plataforma, é também manter os dados atualizados e alinhados com a situação real da empresa.
Portanto, em sua estratégia, também pontua o de atualização frequente!