Por Paula Moraes
O Natal está chegando e é nessa época do ano em que as vendas costumam ser mais altas.
Se você quer aproveitar esse momento para impulsionar o seu negócio, aposte no SEO para o Natal e no jornalismo digital, para trazer os melhores conteúdos.
Neste artigo, vamos te dar 5 dicas de como fazer isso com as melhores técnicas.
Acompanhe!
Como o SEO para o Natal pode impulsionar as vendas
SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou português, otimização para mecanismos de busca.
É uma estratégia utilizada para melhorar o posicionamento de um site nos resultados de busca, com o objetivo de aumentar as visitas e consequentemente as vendas.
No período do Natal, é fundamental apostar no SEO para impulsionar as vendas.
Isso porque a maioria das pessoas faz suas compras na internet nessa época do ano.
Então, se o seu site estiver bem posicionado nos resultados de busca, você terá mais chances de converter essas visitas em vendas.
Para realizar um bom SEO no Natal, é importante ter uma boa estratégia de conteúdo e de personalização.
Produza conteúdos relevantes e interessantes sobre o tema, que possam atrair a atenção dos consumidores.
Além disso, invista em técnicas de SEO que vamos te apresentar para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.
5 dicas de SEO para o Natal
Agora que você entendeu como o SEO pode ajudar no impulsionamento das suas vendas no Natal, é importante que você saiba como executar essa estratégia.
Confira essas 5 dicas valiosas de SEO para o Natal:
#1 Atualize e otimize as páginas de produtos
Deixar as suas páginas de produtos otimizadas para SEO é fundamental para melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca.
Certifique-se que as informações contidas nelas estejam sempre atualizadas e de fácil compreensão.
Atualize itens como:
– Títulos;
– Descrições;
– Meta títulos (título que aparece na página de pesquisa para o usuário);
– Meta descrições (descrição que aparece na página pesquisa para o usuário).
Tenha certeza que as suas descrições estão detalhadas e são de fácil compreensão, destacando os benefícios e atributos dos seus produtos.
Não esqueça de destacar informações como preços, prazos de entrega e especificações.
#2 Selecione as palavras-chave relevantes
O uso correto das palavras-chave é fundamental para melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca.
No Natal, é importante que você faça uma pesquisa sobre as palavras-chave relevantes ao seu negócio.
Assim, você poderá inseri-las de forma natural nos seus conteúdos.
Além disso, é importante que as suas palavras-chave estejam relacionadas às tendências do Natal.
Por exemplo, se o seu negócio é de eletrônicos, as palavras-chave podem ser: “melhores eletrônicos para presentear no Natal”, “eletrônicos baratos para presentear no Natal”, entre outras.
Faça uma lista de todas as palavras-chave que você entende que são relevantes para o seu negócio.
E insira elas nos seus conteúdos e também nas páginas de produtos caso façam sentido.
Dessa forma, os mecanismos de busca entenderão melhor o tema do seu conteúdo e o posicionaram nos resultados de busca.
Essa seleção pode ser mais técnica, visto que é importante entender como melhor posicionar para melhor vender.
E por ser mais técnico, você pode contar com o apoio de uma agência de SEO.
Contratar uma agência de SEO vai permitir que você utilize o melhor que o SEO pode oferecer para a sua empresa e proporcionar resultados mais assertivos.
#3 Faça conteúdos sazonais
Crie conteúdos para o seu site que abordem tudo o que está relacionado ao Natal, como dicas, ofertas especiais e tendências da data.
Esses conteúdos podem ser em textos, áudios ou vídeos.
Assim, você poderá inserir as palavras-chave relevantes de forma natural nos conteúdos e se posicionar melhor nos mecanismos de busca.
Além disso, os usuários que visitarem o seu site terão acesso a informações relevantes sobre as tendências de Natal, o que aumenta a chance dele realizar compras na sua loja.
Vale lembrar que é importante que os conteúdos sejam criados periodicamente e sejam atualizados para manter as informações precisas.
#4 Otimize as imagens para SEO
As imagens são super importantes para o seu site, mas é preciso lembrar que elas também são importantes para o SEO.
Utilize o formato correto de imagem e dê preferência aos formatos web com tamanho máximo de 100kb.
Isso fará com que as imagens sejam carregadas mais rapidamente, o que influencia diretamente na experiência do usuário.
Além disso, é importante nomear corretamente os arquivos das suas, o que ajuda o mecanismo de busca entender do que se trata a imagem.
E, assim, posicionar melhor para as suas palavras-chave.
Por exemplo, se a imagem for de um brinquedo de Natal, o nome do arquivo pode ser “brinquedo-natal.webp”.
Não esqueça também de inserir o “alt text”, que é uma descrição da imagem que você pode colocar ao adicioná-la no seu site.
Ela é muito importante para o SEO, pois ajuda os mecanismos de busca entender do que se trata a imagem mesmo quando ela não carrega corretamente no site.
#5 Se atente a velocidade do carregamento do site
Uma das principais características dos sites para SEO é que eles precisam ter uma boa velocidade de carregamento.
Isso significa que os usuários não devem esperar muito para acessar as páginas.
Se o seu site estiver lento, a chance deles desistirem da navegação é muito grande.
Por isso, verifique regularmente se o seu site está carregando rapidamente.
Caso contrário, descubra quais são os motivos para tal e resolva esses problemas.
Use ferramentas como o PageSpeed Insights do Google para medir a velocidade do carregamento das suas páginas.
Além disso, se o seu site possui muitos conteúdos, é interessante otimizar o seu site e eliminar o que não é relevante para o seu consumidor.
Isso faz com que tudo carregue mais rapidamente, o que facilita a navegação do usuário e melhora o desempenho no SEO.
Essas são as principais dicas que você precisa seguir para melhorar o SEO do seu site para o Natal.
Aproveite essas dicas e coloque-as em prática para melhorar a visibilidade da sua marca e vender mais nessa data tão especial!
Boas vendas!